Deus tem uma missão para seu povo que mora nas grandes cidades. Deus tem missão urbana para a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Deus enviou você para evangelizar os perdidos. Por isso, reflita comigo sobre a experiência missionária de Jonas.
Primeiro, missão urbana é um projeto de Deus para pessoas especificas.
O texto bíblico revela: Veio a palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas, dizendo (Jn 3.1).
Observe que a palavra de Deus veio a Jonas. Ele envia a sua palavra especificamente a Jonas. Sabemos que o profeta odiava os ninivitas e não queria a salvação dos mesmos.
Por isso ele fugiu a primeira vez para Társis. Deus foi atrás dele e o trouxe de volta à missão na barriga de um grande peixe. A expressão “segunda vez” indica que Deus não desistiu de usar especificamente o profeta Jonas. Pense um pouco: Deus trouxe você para São Paulo e o colocou numa igreja que tem a visão de ser uma grande igreja missionária; Acaso ou um plano de Deus?
Segundo, missão urbana deve ser realizada de acordo com o projeto divino.
O texto registra: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo (v.2). O projeto de Deus define duas coisas: (1) O campo missionário: Nínive. Deus diz qual é o campo: vai à grande cidade de Nínive. Os mais de 120 mil moradores de Nínive, capital da Assíria, eram o alvo. Era uma cidade importante diante de Deus, por seu tamanho e por sua influência econômica, política e cultural. Pare um pouco e pense na importância de São Paulo. (2) A estratégia missionária: a proclamação da mensagem revelada pelo Senhor. Deus diz: proclama contra ela a mensagem que eu te digo. O profeta não tinha autonomia para escolher o que pregar; ele simplesmente tinha que proclamar aquilo que o Senhor lhe havia revelado. A mensagem do evangelho é sempre “contra” aquilo que o homem quer ouvir em seu estado pecaminoso.
Terceiro, missão urbana é obediência
Deus disse: dispõe-te, vai e proclama. O cumprimento da ação exige que você saia de seu estado de inércia. Jonas obedece: Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ele se levantou e foi a Nínive. A palavra do Senhor não é para ser discutida ou questionada, mas obedecida. Há um ditado jurídico que diz: “Sentença judicial não é para ser discutida, mas cumprida”. Deus é Senhor e Juiz. Os seus decretos devem ser aceitos e obedecidos.
Em síntese, toda a cidade de Nínive se arrependeu e se converteu ao Senhor, por meio da pregação de Jonas. Ele foi o único profeta enviado por Deus a pregar o arrependimento numa terra estrangeira.
A Igreja Presbiteriana de Pinheiros tem experimentado nesses dias os resultados da busca intensa de pessoas pela pregação da Palavra de Deus: Ele tem nos dado crescimento. Que Deus nos ajude, nos dê os recursos necessários para em breve estarmos em um local maior, para acolher cada vez mais pessoas sedentas, famintas por Deus e pelo ensino de Sua Palavra. Até lá, e diante deste crescimento, estamos a partir de hoje com mais um horário de culto em nossa agenda dominical, bem como mais um horário de EBD para que mais pessoas possam ser estar conosco para serem acolhidas e ensinadas na Sã Doutrina.
Vamos, como Igreja, avançar cada vez mais em nossa missão na cidade de São Paulo e além fronteiras.
1 comentário